Páginas

'Contador de Visitas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ministério de Dilma não terá nomes acrianos

Pelo menos no primeiro escalão, desta vez, o Acre não aparece entre os cotados para compor o Ministério da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT). Depois de resolver o maior gargalo [as nomeações dos ministérios do PMDB], a nova presidente parte agora para as nomeações das pastas sociais. Entre os cotados, disputam petistas do Rio e São Paulo.

Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, duas correntes petistas tem se alvoraçado para as nomeações dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário, controlado pela corrente Democracia Socialista, quem à frente o governador eleito Tarso Genro (RS), o ministério poderá ser gerenciado por Joaquim Soriano, mas há indicações para ex-governador do Piauí, Welligton Dias (PT).
.
Há brigas internas até para nomeação na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, criada em 2003 para atender a reivindicações de organizações do movimento negro - outro aliado petista e para disputas da Secretaria das Mulheres, porém, diferente do que aconteceu no governo Lula, nenhum nome acreano está sendo cogitado até o momento. Dos 16 ministros já confirmados, 10 eram do governo Lula e 06 vêm do Congresso Nacional.

A ausência da estrela vermelha do Acre no enredo ministerial de Dilma Rousseff, confirmam o desentrosamento da dupla petista, Jorge e Tião, com a atual presidente. Até agora, o que o novo governador do Acre e o senador eleito, Jorge Viana ouviram foi uma garantia do presidente Lula de que Dilma não irá tratar o Estado de forma diferenciada.

O Acre foi uma das unidades da federação que Dilma recebeu pior votação em todo o Brasil. O Estado que deu o maior percentual de votos para Dilma no segundo turno foi o Amazonas, onde a presidente eleita teve 80,57% dos votos válidos. No primeiro turno, a vantagem da presidente eleita tinha sido maior no Maranhão, onde obteve 70,65%.

O Acre, Estado natal de Marina Silva, foi o colégio eleitoral onde José Serra obteve a maior vantagem, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Em 3 de outubro, o tucano recebeu 52,12% dos votos válidos. No dia 31 de outubro, 69,69% dos eleitores acreanos votaram em Serra. Dilma parece ainda não ter engolido a derrota no território dominado por Jorge Viana.

No último sábado, com a presença dos irmãos Vianas, petistas de 22 municípios realizaram um encontro oficial para analisarem as eleições de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário