Páginas

'Contador de Visitas.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Campanha de prevenção e luta contra Aids busca desconstruir preconceitos

Em primeiro de dezembro é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a Aids. No Acre, as secretarias estadual e municipal de Saúde promovem, no período de 29 a 03 de dezembro, uma programação variada para comemorar a data. Este ano, a campanha busca conscientizar os jovens, mulheres e homens com idade de 15 a 24 anos, dando prioridade às populações das classes C, D e E.
Dentre os objetivos da campanha estão o combate ao estigma e à discriminação que recaem sobre as pessoas que vivem com HIV/Aids; mostrar a proximidade da Aids no universo dos jovens; além de dar visibilidade às questões do viver com HIV/Aids.
As peças publicitárias terão como foco a desconstrução do preconceito contra quem vive com o vírus e com a doença, e trazem como título: "Uma dessas pessoas tem Aids. E pode não ser quem você pensa. A Aids  não tem preconceito. Você também não deve ter".
Jovens do grupo gestor da Saúde e Prevenção na Escola (SPE) participam das comemorações desenvolvendo várias ações, para os alunos das escolas da Capital e do interior, como Cine clube, oficinas, palestras e roda de conversa.
A "Campanha Fique Sabendo" é uma ação continuada de combate e prevenção e, também, está inserida na programação das festividades, oferecendo à população teste rápido para diagnóstico do HIV.
Os interessados em fazer o teste terão os serviços em vários locais da cidade, como no Terminal Urbano, no Centro de Atendimento Anônimo (CTA) Estadual e Municipal, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Bairro Triângulo, nos Centros de Saúde Eduardo Asmar, Francisco Roney Meireles, Centro de Saúde do Bairro Placas e no Hospital Dr. Ary Rodrigues, em Senador Guiomard. O horário de atendimento é das 8h às 12h e 14h às 17h.
Para a gerente da Divisão de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/HIV), Francimary Muniz, é importante que a população busque informações sobre a doença e verifique seu estado de saúde. A "Campanha Fique Sabendo" objetiva estimular a realização do teste de HIV e reduzir o diagnóstico tardio da doença.
"O teste para a detecção do vírus é gratuito e está disponível na rede pública de saúde. Se o diagnóstico for positivo, a pessoa não precisa entrar em desespero, o governo oferece tratamento e os portadores de HIV têm acesso imediato à assistência, o que lhe garante melhor qualidade de vida. No caso do diagnóstico negativo, a pessoa tem a oportunidade de adotar ou continuar a praticar o sexo com segurança" - orienta a gerente.
Francimary diz ainda que é importante que todos conheçam a diferença entre o vírus (HIV) e a doença (Aids).O vírus tem um longo período de incubação antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso. Por isso, uma pessoa pode ser portadora do vírus sem necessariamente estar com Aids.
Já a doença é considerada crônica, não tem cura, mas tem tratamento, de maneira que uma pessoa com Aids pode viver com o vírus por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma. Quanto mais cedo for detectada a presença do vírus, mais eficiente será o tratamento.
Os índices no Acre mostram que de 1997 a 2010 houve 520 casos de Aids registrados; 305 homens e 215 mulheres; destes, foram a óbito 206  pessoas. Neste registro a faixa etária predominante é de 15 a 34 anos. Os números de infectados pelo vírus podem ser bem maiores, uma vez que não há possibilidade de identificá-los.
Na divisão por municípios, Acrelândia possui 5 casos, Brasiléia 8, Bujari 1, Capixaba 2, Cruzeiro do Sul 13, Epitaciolândia 4, Manuel Urbano 13, Marechal Thaumaturgo 1, Plácido de Castro 8, Porto Walter 1, Rio Branco 427, Rodrigues Alves 2, Sena Madureira 18, Senador Guiomard 13, Tarauacá 2 e Xapurí 2 casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário