Páginas

'Contador de Visitas.

domingo, 7 de novembro de 2010

Conheça Plácido de Castro

    No início do século XX, logo após a Revolução Acreana, a região do atual município de Plácido de Castro era um local de refúgio e encontro de foragidos da lei. No período em que Plácido de Castro exerceu a função de Prefeito Departamental do Alto Acre 1906-07, ele chamava a atenção em seus relatórios, para a necessidade de ali fundar um povoado que acabasse com essa situação. O desenvolvimento da localidade veio depois, nos anos de 1940 e 1950, com a abertura efetivada da estrada que ligou Rio Branco, Quinari e Plácido de Castro.

O município foi fundado em março de 1963, onde anteriormente se localizava a colocação Pacatuba, do Seringal São Gabriel.

O povoado cresceu por ocupar uma posição estratégica, onde eram vendidas as riquezas produzidas em toda região banhada pelo Rio Abunã, como borracha e castanha, através da troca de mercadorias. Em 1922, o local do importante entreposto comercial foi batizado com o nome de Plácido de Castro, em homenagem ao grande herói da Revolução Acreana.

A sede municipal está localizada na fronteira com a Bolívia, à margem esquerda do Rio Abunã que separa o Brasil da Bolívia. O principal meio de acesso ao município é através da rodovia AC-40, pela qual a cidade recebe muitos turistas nos finais de semana. A economia local baseia-se na pecuária de corte e leiteira, serrarias, indústria de movelaria, atividade turística, agricultura e o extrativismo vegetal, com destaque para a castanha do Brasil. O município possui ainda o Parque Ecológico de Plácido de Castro que é uma área de preservação municipal com 34 hectares, criado para abrigar os 113 gêneros de árvores catalogadas no seu interior. O local que abrigava árvores de grande porte, como castanheiras, seringueiras, patoás, cacau silvestre e mogno, teve sua área queimada com a invasão do fogo no ano de 2005.

A localidade boliviana vizinha se chamava Vila Montevidéu e possuía uma área de zona franca, onde se concentravam lojas de produtos importados. Após um grande incêndio em 2007, a vila com sua zona franca muito visitada por compradores brasileiros, foi reconstruída em um local rio acima e rebatizada de vila Evo Morales. O nome homenageia o presidente boliviano, que enviou ajuda para a reconstrução e demonstrou solidariedade aos moradores, sendo o primeiro presidente boliviano a visitar a vila.

O município possui a oitava população do estado e o décimo nono lugar em extensão territorial.

Plácido de Castro limita-se ao norte e noroeste com o município de Senador Guiomard, ao sul com a República da Bolívia, a leste com o município de Acrelândia, a oeste com o município de Capixaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário