Páginas

'Contador de Visitas.

domingo, 7 de novembro de 2010

Acreano Adib Jatene será um dos condecorados pelo TCU com Grande-Colar do Mérito.

O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza o próximo dia 10, às 10 horas, no Plenário, a cerimônia de entrega do Grande-Colar do Mérito do TCU, referente a 2010. Os agraciados deste ano são o médico Adib Jatene, o ex-ministro da Educação Carlos Alberto Gomes Chiarelli, o ministro emérito do TCU Carlos Átila Álvares da Silva, o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek (in memoriam), o técnico de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo e o empresário da área de comunicação Roberto Civita.
A condecoração é concedida anualmente a cidadãos, nacionais ou estrangeiros, que, por seus méritos excepcionais e relevante contribuição ao controle externo ou ao País, tenham se tornado merecedores de distinção especial. Esta é a oitava edição da entrega da comenda, que foi criada em 2003.
Adib Domingos Jatene, nasceu em Xapurí no Acre, no dia 4 de junho de 1929, é um médico (cirurgião torácico), professor universitário e cientista brasileiro.
Filho de imigrantes árabes,formou-se em medicina na Universidade de São Paulo, onde viria se tornar depois, professor.
Conhecido e respeitado internacionalmente, além das dezenas de inovações no meio médico, como o inventor de uma cirurgia do coração, que leva seu nome, para tratamento da transposição das grandes artérias em récem-nascidos, e do primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas. Trabalhou com o professor Euríclides de Jesus Zerbini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário