Páginas

'Contador de Visitas.

domingo, 7 de novembro de 2010

Conheça Senador Guiomard

O município de Senador Guiomard localiza-se hoje onde já foi a antiga Colocação Quinarizinho. Em 1947, o local transformou-se em Vila Grande Quinari e em 1° de março de 1963, passou a ser um município. A origem do nome Quinari pode ser creditada a uma árvore de uso medicinal chamada de Quina-Quina ou Quinarana, de cuja casca tradicionalmente se faz chá para combater a malária, ou aos dois igarapés do município que levam esse nome (Quinari e Quinari Grande).

No ano de 1976, o nome do local mudou para Senador Guiomard. Este nome é uma homenagem ao autor do projeto de lei que elevou o Acre a condição de Estado, o ex-senador da República e ex-governador do Acre José Guiomard dos Santos. Apesar da mudança, o município ainda é chamado de Quinari por grande parte da população. O acesso terrestre à sede municipal de Senador Guiomard se dá através das rodovias AC-40, BR 364 e BR 317.

O município possui a 7ª maior população do Acre e ocupa o 18º lugar em extensão territorial. Sua economia está baseada na agricultura, pecuária e em um pequeno parque industrial. O símbolo da economia de Senador Guiomard é o amendoim, cujo plantio no município é fruto da migração de algumas famílias japonesas que se instalaram no povoado na década de 1950.

Senador Guiomard limita-se ao norte com o estado do Amazonas; ao sul e a oeste, com o município de Rio Branco; a leste, com o município de Plácido de Castro e a nordeste, com o município de Acrelândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário